sábado, 21 de novembro de 2015

esquerda gnostica

Considerações sobre a relação entre a Heresia Gnóstica e a Modernidade..
Os socialistas se consideram sábios e detentores de um conhecimento capaz de resolver as mazelas da humanidade(aquilo que eles chamam de "as contradições do capitalismo"), no entanto, a História demonstra(oh the history books tell it, they tell it so well...) que o comunismo/socialismo somente trouxe ao mundo miséria, pobreza, genocídios, corrupção, repressão, violação à liberdade de expressão, desgraça e principalmente os campos de concentração(Gulags), que depois foram exportados para a Alemanha do Nacional-Socialismo do Partido dos Trabalhadores Alemão, de Adolf Hitler. 
Nunca houve um único país socialista que teve sucesso na história da humanidade.

O filósofo Karl Popper sintetizou bem o problema: 
"Aquilo que sempre prometeu um paraíso na Terra nunca produziu nada além de um inferno" Karl Popper.
O Brasil, assim como a Venezuela, a Argentina, é apenas mais um exemplo disso. São países jovens, de pessoas deliberadamente desinteressadas e descrentes na possibilidade de conhecer.
Somos países jovens, na América Latina. 
A Polônia, a Ucrânia, a Moldávia e a Georgia, contudo, países mais experientes, já baniram o socialismo, através do parlamento. São países que já sofreram o suficiente. São países cujo povo já adquiriu um nível de consciência história suficiente para igualar o nazismo e o comunismo e banir formalmente os dois.
Nós, brasileiros, ainda estamos engatinhando, ainda vemos pessoas formadas com os melhores diplomas dizendo que o nazismo é de extrema-direita, quando o próprio Hitler dizia-se marxista. Nós, latino-americanos, somos vítimas de uma educação e uma historiografia marxista, que conta a história conforme o interesse deles.
Devemos admitir, contudo, que o PT está educando o povo brasileiro, não através das Universidades, que não passam de máquinas de propaganda ideológica, mas através do EXEMPLO. O exemplo negativo do PT está raising awareness, isto é, elevando a conscientização do povo brasileiro acerca da verdade sobre a esquerda.
Terminado este singelo introito, falemos da relação entre  a Heresia Gnóstica e a Esquerda.

Todos nós somos gnósticos, pelo menos ocasionalmente, ou em algum momento da vida.
 
Há 2 tipos de conhecimento: o gnóstico e o epistêmico.
Epistêmico é o normal, acadêmico ou científico, digamos assim, a grosso modo.
E o gnóstico?

Basicamente os gnósticos acreditam que Deus é MAU e que eles detém um conhecimento gnóstico
capaz de transformar o mundo em bom. É aí entra o ocultismo. É um conhecimento oculto, secreto, gnóstico, para resolver tudo, e te dar super poderes, te igualar a Deus.
Apesar do desconhecimento generalizada acerca do tema, muita gente "boa" estuda essas doutrinas ocultas - pasme!
De acordo com Eric Voegelin, um filósofo muito indicado por Olavo de Carvalho, a Modernidade(Idade Moderna) foi contaminada por um gnosticismo em razão da influência de seitas gnósticas na Revolução Francesa, Americana e no Iluminismo, bem como também no Renascimento.
Por isso toda a campanha contra a Igreja Católica e o cristianismo.
Para eles, os modernos gnósticos, o socialismo e a Ciência Moderna/Positivismo
são, por exemplo, as formas de trazer o paraíso a terra(imanentizar o eschaton), de resolver todos os problemas. Já a posição cristã é que o mundo é mau e Deus é bom, contudo o mundo é mau por que Deus assim o quis e não há salvação neste mundo. 
Em suma, o gnosticismo é uma revolta contra Deus. O gnosticismo é uma filosofia pagã. Tal filosofia é considerada pela Igreja Católica como uma heresia, pois gnósticos se infiltraram na Igreja Católica e tentaram reinterpretar as interpretações já existentes, para destruí-la por dentro, esvaziando seu conteúdo e propondo seus próprios conteúdos. Isto ainda existe hoje, vide a Teologia da Libertação.
 Há vários vídeos no youtube sobre o tema, deixo os seguintes:

https://www.youtube.com/watch?v=ZgzrMUVh_Ek (Padre Paulo Ricardo, filósofo, teológo e mestre em teologia em Roma)

https://www.youtube.com/watch?v=qIo4gIuNUWw Gnosticismo antigo e moderno - prof. Thelmo de Araújo, PhD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.