quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

apeirokalia


REFLEXÕES SOBRE A APEIROKALIA E A ALTA CULTURA

Marco Aurélio, o filósofo estóico e Imperador de Roma, começa o Livro 2 de suas Meditações dizendo o seguinte:

"Começa cada dia por dizer a ti próprio: Hoje vou deparar com a intromissão, a ingratidão, a insolência, a deslealdade, a má-vontade e o egoísmo — todos devidos à ignorância por parte do ofensor sobre o que é o bem e o mal. Mas, pela minha parte, já há muito percebi a natureza do bem e a sua nobreza, a natureza do mal e a sua mesquinhez".

Podemos, certamente, adaptar e dizer que os ataques são devidos à ignorância do belo, da verdade e do bem (e creio que outras traduções falem em “belo” ao invés de “bem”), por parte do ofensor.

É precisamente este o tema deste texto(que se baseia em outro texto[1] do Olavo de Carvalho): a ignorância do belo.

CONCEITO DE APEIROKALIA:

“Apeirokalia”, segundo define o Olavo, consiste em na “falta de experiência das coisas mais belas”, ou mais detalhadamente:

"Sob esse termo, entendia-se que o indivíduo que fosse privado, durante as etapas decisivas de sua formação, de certas experiências interiores que despertassem nele a ânsia do belo, do bem e do verdadeiro, jamais poderia compreender as conversações dos sábios, por mais que se adestrasse nas ciências, nas letras e na retórica. Platão diria que esse homem é o prisioneiro da caverna. Aristóteles, em linguagem mais técnica, dizia que os ritos não têm por finalidade transmitir aos homens um ensinamento definido, mas deixar em suas almas uma profunda impressão.”

BREVE COMENTÁRIO INICIAL:

O texto é bastante claro: a falta de experiências interiores com o bem, o belo e do verdadeiro tornam a pessoa incapaz de adquirir alta cultura, isto é, as conversações dos sábios, MESMO que alguém seja excelente em sua área profissional. Esta é a razão pela qual vemos tantos ilustres pessoas bem sucedidas, médicos, juízes, engenheiros, cometendo erros primários.

Contudo, como Olavo fala no primeiro parágrafo do texto, para nossa cultura atual, “geralmente se entende por educação superior o simples adestramento para as profissões melhores”, então pensa-se que todos que obtém o máximo possível em uma das melhores carreiras está devidamente educado... e acredita que é um doutor contribuindo com a sua parte para o nosso belo quadro social, como diria Raul Seixas..

O QUE PODE DESPERTAR ALGUÉM PARA A BELEZA, A BONDADE e A VERDADE?

Várias coisas podem despertar alguém para o bom, o belo e o verdadeiro, por exemplo:

Teatro, poesia, música, contemplação da natureza, um acaso providêncial, estados de arrebatamento amoroso “podem colocar a alma numa espécie de êxtase que a liberte da caverna e da apeirokalia.", diz Olavo.

No meu caso pessoal, constatei que o Xadrez, aos 12 anos de idade, através da análise de algumas das mais belas partidas da história do Xadrez, fui liberto da apeirokalia, tendo, então, desde sempre, me interessado persistentemente por filosofia.

O CONCEITO DE CULTURA:

O conceito de cultura, consiste justamente na experiência dos sábios, para lidar com problemas perenes, inerentes à condição humana: quem adquire cultura, através dos estudos dos clássicos, consegue lidar melhor com os problemas da vida, do mundo.

Sobre o tema vejamos como o prêmio nobel de literatura de 1970 trata o tema:

“Literatura transmite incontroversa experiência condensada... de geração para geração. Desta forma, literatura se torna a memória viva de uma nação” Aleksandr Solzhenitsyn

O QUE É ALTA CULTURA:

A despeito da noção moderna de que educação é estar preparado na sua especialidade, por exemplo um neurocirurgião ou um juiz federal, na realidade, a verdadeira educação, a educação liberal, consiste na aquisição de Alta Cultura, que assim definiu ROGER SCRUTON[2]:

“A high culture is the self-consciousness of a society. It contains the works of art, literature, scholarship and philosophy that establish a shared frame of reference among educated people. High culture is a precarious achievement, and endures only if it is underpinned by a sense of tradition, and by a broad endorsement of the surrounding social norms. When those things evaporate, as inevitably happens, high culture is superseded by a culture of fakes.”

Ou seja, alta cultura é a consciência de uma sociedade. São os trabalhos dos sábios que servem de referências para as pessoas educadas... Verdadeiramente educadas e não apenas bachareis diplomados...

CONCLUSÃO:

Mesmo sendo vítima da apeirokalia, isto é, mesmo sem ter acesso a experiências interiores que despertem a ânsia do bom, belo e da verdade, é possível ser juiz federal, neurocirurgião, engenheiro do ITA, contudo, não é possível compreender a conversa dos sábios de todos os tempos, não é possível entender este grande dialogo intergeracional que atravessa os tempos e permeia todos os países, tratando dos problemas mais clássicos da existência humana.

Alguns problemas da existência humana simplesmente já foram resolvidos, outros ainda não.

Os que já foram resolvidos podem ser aprendidos por aqueles que adquirirem a alta cultura, desta forma sofrerão menos quando a vida cobrar seu preço.... e aí vão experimentar a mágica e transcedental liberdade interior da filosofia, da literatura.

Enquanto aqueles que, aparentemente se deram bem, o juiz federal, o neurocirurgião o engenheiro do ITA, hão de viver eternamente sendo escravos desta gente que cultiva a hipocrisia( e de outros vícios), como diria Noel, pois quem não lê, é para sempre um escravo, como diria Paulo Francis.

[1]http://www.olavodecarvalho.org/livros/apeirokalia.htm
[2]http://www.theguardian.com/commentisfree/2012/dec/19/high-culture-fake

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.