quinta-feira, 24 de julho de 2014

Fé metastática do Profesta Isaías

 (clique com botão direito e exibir em nova aba para ampliar a foto)

_______________________________________________________________________

O profeta Isaías aconselhou ao rei de Judá que não confiasse nas fortificações e fosse orar para Javé. O rei desobedeceu e investiu nas forças armadas, para evitar ataques inimigos.

O filósofo alemão Eric Voegelin, ao analisar isso, diz que Isaías teve um ato de "fé metastática", semelhante ao das ideologias modernas(comunismo, positivismo...).

Mas qual a diferença da fé metastática para um milagre, para a crença na existência de milagres? Afinal... Isaías apenas propôs que o rei tivesse fé e esperasse o milagre de vencer o exercito rival sem se fortificar.

Não se tratava de algo impossível para um Deus. Pq, então, Voegelin implicou com Isaías?

O filósofo brasileiro Olavo de Carvalho explica assim a questão, diferenciando a fé metastática de milagres:

"Se o rei se abstivesse de construir as fortificações, confiando-se folgadamente à promessa de uma intervenção divina, ele teria rompido por sua própria iniciativa a lógica de causa e efeito, antecipando-se à ação de Deus e apostando em poder controlar a realidade por meio dela."

Ou seja:

Fé metastática = é, neste caso, a crença que você pode controlar os milagres, dentre outras coisas, como se você pudesse prevê-los. Controlar o transcendente.

A fé metastática é um componente da cabecinha dos comunistas modernos. Eles pensam que podem imanentizar o Eschaton(trazer o paraíso para a terra). Eles pensam que podem controlar o transcendental. A realidade para eles está desfigurada.



Para se aprofundar no tema, não deixe de ler os seguintes artigos:

http://www.olavodecarvalho.org/semana/090116dc.html

e

http://felipepimenta.com/2013/04/08/a-tentativa-de-imanentizar-o-eschaton-por-eric-voegelin/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.